Black Chapel, o Serpentine Pavilion de 2022 projetado pelo artista de Chicago Theaster Gates, foi aberto ao público no dia 10 de junho. Em exibição até 16 de outubro, o projeto é realizado com o apoio do escritório Adjaye Associates e patrocinado pela Goldman Sachs. Em 2021, o programa do pavilhão foi elaborado para refletir o trabalho de Gates e relacionar arquitetura com música, enfatizando particularmente as explorações artísticas de sons e hinos monásticos. O pavilhão funcionará como plataforma para a programação do Serpentine durante todo o verão, oferecendo um espaço público de reflexão, conexão e alegria.
A Black Chapel visa ir além da arquitetura para criar um espaço para experiências emocionais e espirituais compartilhadas evocadas pelas músicas e artes sacras. A forma se inspira nas tipologias arquitetônicas recorrentes da obra do artista, com referências aos fornos de Stoke-on-Trent na Inglaterra, os fornos de colmeia do oeste dos Estados Unidos, os tempiettos romanos e estruturas de construção tradicionais africanas. Atraído para o ambiente transcendental da Capela Rothko em Houston, Texas, Gates produziu uma série de novas pinturas especialmente para a Black Chapel.
Determinados a criar um espaço que reflita a mão e a sensibilidade do artista, sete painéis pendem da estrutura no interior da capela. Nessas obras, Gates homenageia o ofício de seu pai, que era carpinteiro, e aplica técnicas de construção de telhados para fixar os materiais à superfície. O sino de bronze colocado na entrada, recuperado da Igreja Católica de São Lourenço, fala da diminuição da presença de espaços de convocação e comunhão espiritual nas comunidades urbanas. Representa um chamado à congregação e à contemplação.
O nome Black Chapel é importante porque revela as partes invisíveis da minha arte. Ele reconhece o papel que a música sacra e as artes sacras tiveram na minha arte, além da coletividade que essas iniciativas comunitárias proporcionam e do seu apelo emocional. A Black Chapel também sugere que nesses tempos poderia haver um espaço onde se pudesse descansar das pressões do dia e passar um tempo em silêncio. Sempre quis construir espaços que considerassem o poder do som e da música como instrumento de cura e comoção, permitindo que pessoas entrassem em um espaço de reflexão e/ou participação profunda. — Theaster Gates.
Theaster Gates (n. 1973) cria trabalhos que envolvem a teoria do espaço, desenvolvimento do território, escultura e performance. Valendo-se de seu interesse e sua formação em planejamento urbano e preservação urbana, o artista resgata espaços que foram deixado de lado. Seu trabalho luta pelo espaço negro como um exercício formal, definido pelo desejo do grupo, movimentos coletivos e pelas suas estratégias pragmáticas. Em 2010, Gates criou a Rebuild Foundation, uma plataforma sem fins lucrativos para arte, cultura e transformação de bairros que apoia artistas e fortalece comunidades por meio de divulgação de programação artística gratuita e equipamentos culturais inovadores no sul de Chicago. Entre as premiações que recebeu, em 2020, Gates recebeu o prêmio Crystal pela sua liderança na criação de comunidades sustentáveis.
Projetado para minimizar sua pegada de carbono e seu impacto ambiental, o Pavilhão Serpentine 2022 será, predominantemente, uma estrutura leve, feito em madeira e totalmente desmontável, possibilitando a reutilização do pavilhão. Ele começa sua vida nos jardins de Kensington, será realocado para um local permanente no futuro.
O Serpentine Pavilion é uma exposição anual de arquitetura e design que apresenta instalações temporárias de talentos emergentes. Começou em 2000 com Zaha Hadid e, desde então, tornou-se um dos eventos recorrentes mais esperados do mundo da arquitetura. No ano passado, o Counterspace, por Sumayya Valley (África do Sul), reinterpretou as formas de Londres. Frida Escobedo (México), Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso) e Bjarke Ingels (Dinamarca) também participaram, sendo o último, o Pavilhão 2016 de Bjarke Ingles, a exposição arquitetônica mais visitada até hoje. O pavilhão deste ano segue as propostas anteriores de Olafur Eliasson com Kjetil Thorsen em 2007 e Ai Weiwei com Herzog & de Meuron em 2012, entre outras figuras. O Serpentine Pavilion 2022 está aberto diariamente das 10h às 18h.